FLYER, PANFLETO OU FOLDER?

COMO DIFERENCIÁ-LOS E USÁ-LOS A SEU FAVOR

 

Muitas pessoas tem dúvidas ao optar pelo formato de uma peça impressa: o que escolher? Panfleto, flyer ou folder? Existe diferença entre isso?
 

Definir corretamente essas características é fundamental para evitar erros de criação e produção. Além disso, cada impresso tem as suas funções e poderão contribuir de forma distinta para a comunicação da sua empresa ou divulgação de seus serviços.
 

Então, vamos conhecer as particularidades de cada um? Assim você poderá tirar algumas de suas dúvidas e escolher o que realmente vc precisa:
 

Panfleto
 

Peças simples, impressas em grandes quantidades.

A vantagem do panfleto é que permite uma grande tiragem a preços baixos, com rapidez e facilidade de produção e impressão. Por isso, esse tipo de peça é utilizado em estratégias de divulgação massiva e imediata. Tipo fazer um panfletagem, distribuir em vários pontos. Sabem aqueles panfletos toscos que colocam nos vidros dos nossos carros? Ou melhor a inesquecível "ffffáááábbbrriiccaaaa de calcinhas" do centro de POA? É isso.

São utilizados para divulgação de lançamentos e promoções, feiras e eventos e ações em massa como campanhas políticas, dentre outros. Algo bem popular.
 

Flyer
 

Costumam ser mais refinados que os panfletos, impressos também em grandes quantidades, mas em papéis de maior gramatura, melhor acabamento, com um trabalho estético mais apurado. É o caso típico de flyers de inaugurações de empreendimentos imobiliários. Com imagens impactantes e acabamento diferenciados, para distribuição gratuita em locais mais refinados e pontuais e para públicos mais específicos.

Esse é o material que eu, particularmente, mais utilizo para meus clientes. Podemos fazer peças lindas e de certa forma simples e financeiramente bem proveitosas. Levo muito em conta o tamanho, acredito que 1/2 A4 é o ideal, o suporte (tipo de papel) e o mais importante a gráfica. Uma boa gráfica é tudo nessa vida. Você pode fazer o flyer mais lindo do mundo, mas a impressão ser uma (desculpem a palavra) porcaria (coitadinhos dos porquinhos que ficaram associados a essa palavra com um significado não muito legal) aí tudo irá por água abaixo.

Vai acabar se tornando o panfleto melhoradinho. Isso é o oh!
 

Folder
 

O termo folder vem do inglês “fold”, que significa dobrar. Em resumo, o folder é um panfleto com dobras. Assim, fica evidente que o folder é uma peça ainda mais refinada que o panfleto ou o flyer, o que irá exigir maior investimento em design, mas, por outro lado, oferecer maiores possibilidades criativas.

Um folder pode ter apenas uma dobra, considerado como quatro páginas, dobra sanfona, carteira, entre outras variações o que o permite comunicar uma quantidade maior de informações. É excelente para apresentações corporativas, lançamentos e descrições detalhadas de produtos.

São os queridinhos dos designers, pois aqui podemos pirar, usar dobras diferenciadas, todos aqueles acabamentos cheios de efeitos de encher os olhos e esvaziar os bolsos do cliente... hehehe...

Raramente faço folders! :(

É a crise, meu povo!

© 2017 por GISELE MALDANER. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram